ASTRO

Tal como o nome indica, a ASTRO é a secção do NFIST que se dedica a tudo aquilo que esteja relacionado com a Astronomia. É maioritariamente composta por alunos e alumni do curso de engenharia física do IST mas qualquer interessado pode inscrever-se e participar nas actividades que a secção organiza.


Algumas das atividades incluem a EVA- Escola de Verão de Astronomia, destinada a alunos de secundário.


Os principais objetivos da secção dividem-se em três categorias:

1.Educação sobre Astronomia e Astrofísica:

Lutando contra a desinformação e a falta de investimento na educação sobre a Astronomia no ensino português, a ASTRO organiza atividades nas escolas, associações, campos de férias e clubes de ciência para pessoas de todas as idades. Oferece atividades como:

A Escola de Verão de Astronomia é um evento de três dias destinada a alunos de secundário. Com o objetivo de promover a Astronomia e Astrofísica, realizam-se palestras, workshops e sessões de resolução de exercícios e discutem-se tópicos como: Gravitação, Evolução Estelar, Cosmologia e a Estrutura e História do Universo.

Mais informação aqui

Observação com telescópios:

Observação solar: uma atividade simples e extremamente educativa sobre a Estrela do nosso Sistema Solar onde, para além de poderem visualizar o Sol com todos os cuidados necessários, os participantes ficam a saber mais sobre os diferentes fenómenos que têm lugar na superfície deste astro.

Observações noturnas: Para ver os astros- estrelas, planetas, etc- à noite através dos nossos telescópios.

Sessões de planetário

Realizadas no planetário da Gradiva próprio da ASTRO e adoradas pelos mais novos, são uma oportunidade para observar as estrelas sem precisar de viajar muito longe. Por vezes, são a primeira experiência de visualização de estrelas e constelações de alguns participantes que não deixam de expressar um grande “wow” de espanto quando apagamos as luzes e damos início à sessão.

Atividade Especial Ano 2020-2021: Luzes, Telescópios, Ação!

Apresentação da atividade para as Escolas

2. Formação interna:

Os colaboradores da ASTRO estão sempre interessados em saber mais e ficar a par dos conhecimentos inovadores e eventos astronómicos recentes. Quer tenham conhecimento prévio de Astronomia quer não, a ASTRO visa organizar para todos os colaboradores e interessados várias palestras e eventos formativos. Estas são as atividades onde qualquer aluno pode participar para adquirir prática/conhecimento e, mais tarde, ajudar na divulgação externa.

Palestras/Eventos

Sempre que possível são organizados eventos para os colaboradores da EVA, estando os mais recentes representados na galeria de fotos:

  • Trânsito de Mercúrio 2020

  • Maratona Messier 2019 - OLA Alqueva

  • Trânsito de Vénus 2004

EVA - Formação dos colaboradores

Os colaboradores da EVA também passam por intensa preparação para o evento, de modo a poder proporcionar aos participantes a melhor experiência educativa possível. Passam algumas tardes com formações nos temas de Astrofísica, Astronomia, Gravitação, preparando-se para ensinar a alunos mais novos. Deste modo, estamos sempre disponíveis para aceitar mais ajudantes quer na organização da EVA quer na participação como colaborador.

Carousel imageCarousel imageCarousel image

3. Espaço de convívio e prática:

Para os amantes de Astronomia ou simplesmente para quem quer dar os primeiros passos nesta ciência, a ASTRO luta por construir um espaço onde todos possam manusear telescópios e praticar técnicas de observação. Para isso, empenha-se em adquirir material adequado e garantir a sua manutenção, de modo a que não possuir um telescópio não seja um impedimento para toda a gente poder espreitar para o céu que nos rodeia.

Fins-de-Semana da ASTRO

Durante um fim-de-semana inteiro, os membros da ASTRO deslocam-se para os locais de Portugal com o melhor céu possível e aproveitam a oportunidade de convívio para praticar Astronomia e conhecer Portugal.

Os últimos realizaram-se em:

  • Constância, Centro de Ciência Viva, Novembro 2019

  • Monsaraz, Observatório do Lago Alqueva, maio de 2019

  • Moimenta da Beira, fevereiro de 2019

Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Saídas de Campo

Normalmente duram uma noite inteira, para tirar o máximo proveito do céu num local não muito longe da cidade, os membros da ASTRO deslocam-se para localidades como:

  • Coruche

  • Fanhões

  • Monsanto



Carousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel imageCarousel image

Astrografia

Para os interessados em Astrofotografia, algumas atividades que se realizam sob boas condições meteorológicas são acompanhadas pela prática de fotografia de objetos celestes, dos quais os membros da ASTRO se orgulham muito.

Os vídeos abaixo mostram exatamente o que é fazer parte da ASTRO e participar nas nossas atividades!

Inscreve-te ou à tua escola nas atividades que temos disponíveis este ano através do contacto por correio eletrónico para astro.nfist@gmail.com